quarta-feira, 7 de maio de 2008

BOA FORMA [matéria com entrevista incluso]

Matéria da revista "Boa Forma"
Título:Pilates e Chocolate: as paixões de Christine
Por:Alessandra Medina


"Aos 37 anos e mãe de um garoto de 3 anos, a atriz Christine Fernandes conta como recuperou a forma depois de engordar 22 quilos na gravidez. Olha a barriga dela! "


Quem vê a Simone, da novela Páginas da Vida, da Rede Globo, linda e leve em seus vestidos esvoaçantes nem imagina que há pouco mais de três anos a atriz Christine Fernandes estava 22 quilos mais gorda por conta da gravidez. “Como nunca tinha tido problema com peso, relaxei e decidi curtir aquela fase. Acabei exagerando.” No começo, até cortou o refrigerante diet que adora e tentou seguir uma dieta saudável, mas não resistiu aos doces. “Nos primeiros meses, fiquei viciada em beijinho. No final, eu me atracava com um pote inteiro de sorvete”, lembra ela, que hoje pesa 53 quilos.

O jeito foi correr atrás do prejuízo depois que Pedro, seu filho com o ator Floriano Peixoto, nasceu. “Só não entrei em desespero quando cheguei aos 75 quilos porque contava ter uma memória muscular saudável, já que sempre pratiquei atividade física – fui até jogadora de vôlei. Acreditava que voltaria ao meu peso assim que começasse a praticar exercícios”, diz.

E não perdeu tempo: “Não sou muito fã de academia. Então, quando o bebê completou 5 meses, comecei a nadar”. A atriz estava à procura de uma atividade que trouxesse resultados, mas fosse zen. Foi aí que conheceu o pilates, amor à primeira aula. “Hoje, meu corpo está mais forte e definido, sem precisar puxar ferro. Depois do nascimento do meu filho, me sinto mais bonita”, confessa. Mesmo com a agenda corrida, Chris faz aulas de pilates pelo menos três vezes por semana. “Escolhi me exercitar em um estúdio perto de casa. Facilita a vida e ajuda a espantar a preguiça. Visto uma roupa confortável, um chinelo e caminho 100 metros. Isso é qualidade de vida. Saio das aulas com um tremendo bem-estar e com a sensação de que malhei bastante e meus músculos foram bem exigidos”, conta.

Não faz muito tempo que o pilates ganhou fama no Brasil, mas a técnica foi criada na Alemanha na década de 20. A aula pode ser feita em grupo, com exercícios de solo, ou individualmente, em aparelhos que parecem camas com molas e tiras de couro. Ao contrário da musculação, não há carga nem necessidade de realizar inúmeras repetições, mas a concentração é fundamental para que os exercícios sejam executados corretamente. O trabalho muscular é focado no “core”, o centro do corpo (abdômen e costas). “No pilates, os resultados aparecem rápido e são duradouros. Os músculos do abdômen, da região lombar, dos quadris e dos glúteos fi cam contraídos o tempo todo e são bem trabalhados. No fi m da prática, você está com a cabeça relaxada e os músculos tonifi cados”, explica Gabriel de Luna, professor da atriz. Chris entende bem o que o professor está dizendo. “Depois do treino, me sinto mais alongada, parece até que cresci alguns centímetros! Meu corpo hoje é forte e flexível. Minha postura melhorou e os meus movimentos ficaram elegantes”, comemora.

Além das aulas de pilates e da natação, a atriz também pedala na ergométrica assistindo a filmes ou decorando os textos da novela. Quando sobra um tempo, foge para a praia para correr, andar de patins na orla ou arriscar uma partida de vôlei. O esporte é paixão antiga: começou aos 9 anos, jogando na praia de Ipanema com o pai. Levava tanto jeito que, aos 13, entrou para o time de vôlei do Bradesco e recebia uma ajuda de custo do clube. A carreira só não foi para a frente porque sua estatura – 1,70 metro – não era suficiente para ser profissional. Mas foi graças ao seu corpo de atleta que recebeu o convite para desfilar para uma grife carioca de roupas esportivas. Saiu da passarela com um contrato de modelo. Em três meses, mudou-se para o Japão, onde morou durante dois anos. Depois foi trabalhar na Europa, Canadá e Estados Unidos. Mas o glamour do mundo da moda não a seduziu e ela investiu na carreira de atriz – a estréia na TV foi na novela Quatro por Quatro, exibida pela Rede Globo, em 1994.

Christine bem sabe que um corpo bacana não depende só de malhação. Então, trata de segurar a onda à mesa. Chocólatra assumida, é difícil terminar o dia sem comer pelo menos um bombom – e recorre ao papo-cabeça para se garantir. “O escritor irlandês Oscar Wilde dizia que a melhor maneira de resistir a uma tentação é se entregar a ela. Eu me entrego ao doce, mas sem exagero, e ainda compenso malhando”, conta. A atriz, que faz as refeições em horários alternativos, opta sempre por alimentos frescos e nutritivos. Como não sente muita fome quando acorda, forra o estômago com um suco de laranja ou tangerina. Café-da-manhã completo só ao meio-dia: não podem faltar torradas, queijo-de-minas, peito de peru e iogurte. O almoço, no meio da tarde, costuma ter uma proteína (carne, frango ou peixe grelhado), uma porção de carboidrato (arroz ou macarrão) e salada. Como janta por volta das 9 da noite, opta por uma boa salada. As preferidas são a caesar (com frango grelhado e alface americana) ou rúcula misturada com figo e mel ou manga. “Às vezes, não agüento e troco essa refeição por um chocolate”, confessa. Tudo bem... Ninguém tem de ser certinha 100% do tempo...

Pele de fruta fresca.


O rosto branquinho e sem marcas de Christine é resultado de muita disciplina. Não parece, mas a atriz enfrentou uma batalha contra a acne. “Tinha espinhas que duravam meses, até descobrir que o segredo é limpar bem o rosto e comprar os produtos certos para a minha pele, que é oleosa”, diz. Para mantê-la sempre bonita e saudável, Chris lava o rosto com um gel de limpeza para o seu tipo de pele e passa um tônico preparado em farmácia de manipulação e receitado pela dermatologista Eliane Sênos, que atende a atriz há mais de dez anos. À noite, só vai para a cama depois de usar um creme à base de retinol com ativos que clareiam, combatem a acne e enrijecem a pele. A área em volta dos olhos merece cuidados especiais. Todos os dias (e sempre que sente o olhar cansado), aplica um creme formulado com colágeno. “Também sou viciada em água termal, que hidrata a pele sem pesar. E não vivo sem fi ltro solar fator 60. Uso até quando estou dentro de casa”, conta.


viva o cabelinho!


Depois do nascimento de Pedro, Christine decidiu mudar o visual: passou a tesoura no cabelo longo e adotou os fi os curtos de vez. “Esse corte é muito prático. É só lavar e pronto! Não perco tempo nem penteando porque, quanto mais desarrumado, mais bonito fi ca”, diz. A responsável pelo visual é a cabeleireira France Perrin, do Crystal Hair, no Rio. “O segredo é desfi ar bem as pontas. Para o penteado fi car arrepiado, é só passar um pouquinho de pomada ou cera. Esse corte fi ca bem no cabelo liso”, explica France. Para interpretar a estilista Simone, Chris mexeu um pouco na cor. A tinturista Branca Di Lorenzo, do salão Jean Yves, em Ipanema, manteve a raiz na cor natural, que é loiro-médio, e escolheu uma tinta loiro-claríssima para fazer balaiages por toda a cabeça. As pontas também têm um tom mais claro para dar a impressão de que foram queimadas pelo sol. “Quando a raiz está mais escura, a cliente não fi ca escrava do salão e pode demorar um pouco mais para retocar a cor”, explica Branca. Sempre que vai pintar o cabelo, ela aproveita para hidratar os fi os com um creme à base de óleo de amêndoas e manteiga de karité. O resultado é um look suave, a cara do verão!


Tratamento de estrela


Se quando era adolescente a atriz não tinha nenhum batom nem usava brinco, hoje tem os dois pezinhos na vaidade. Como a maioria das mortais, o bumbum é preocupação constante. Há cinco meses, Christine combate a celulite com a carboxiterapia, o hit do momento nas clínicas de estética. O tratamento injeta gás carbônico no tecido subcutâneo, logo abaixo da derme. A ação é local, promovendo uma vasodilatação e conseqüente aumento do fluxo sanguíneo, melhorando a circulação, o que combate a celulite e a gordura localizada, diminuindo medidas. Não é necessário fazer repouso, mas podem aparecer algumas manchinhas arroxeadas. “Esse tratamento é um pouco doloroso, sim, mas a dor não é insuportável”, diz a dermatologista Kátia Castello Branco, da Clínica Dermatológica do Leblon, no Rio. “Dependendo do grau de celulite, os resultados já aparecem na quarta sessão. Mas, como todas as outras técnicas de combate à celulite, não faz milagres! Recomendo às minhas pacientes que bebam bastante líquido e pratiquem exercícios físicos.”


Fonte [revista Boa Forma conteúdo on line e revista impressa]

Nenhum comentário: